16/10/08 CURIOSIDADE !!!!
Curiosidade sobre minha tattoo...
Cliente: Márcia
 

“Conheci uma mulher judia no dentista, que me explicou direitinho sobre a tattoo.
 
 O nome da minha tattoo linda é: "Mão de Fátima" - "Khamsa" - "Hamsá"
Se a mão estiver "pra cima", ela é do estilo árabe; se pra baixo, é judaica.
É um grande amuleto/patuá de proteção........
Por exemplo, no Egito não deixariam eu entrar em banheiro público e outros locais públicos (mas depende da pessoa que vê e região).
 
Veja mais:
 
Khamsa, o número cinco no árabe,
é um outro nome para a mão de Fátima, filha favorita do profeta Muhammad.
Sabido durante toda a região mediterrânia e no mundo Islãmico como um sinal de boa fortuna, é usado especificamente contra o olho mal.
 
Mão-de-Fátima: o nome desse talismã muçulmano é uma homenagem à filha do profeta Muhammad (Maomé). Esse símbolo representa também Fé, Oração, Jejum, Caridade, Peregrinação, os 5 pilares do Islã. É a representação da Justiça e Generosidade.
A Hamsá (árabe: ????, hamsah – literalmente “cinco”, referindo-se aos cinco dedos da mão) é um artefato místico com a aparência da palma da mão com cinco dedos estendidos. É considerada uma representação da mão de Fátima, filha de Muhammad (Maomé), profeta do islã, significando os cinco mandamentos fundamentais que todo muçulmano precisa cumprir (os chamados "cinco pilares do islão"): jejuar no mês do Ramadã, peregrinar a Meca, orar diariamente, fazer caridade e declarar a chahada (profissão de fé que atesta a crença do muçulmano em Deus e no profeta Muhammad). Contudo, este amuleto não está relacionado com nenhum dogma islâmico, uma vez que o islão rejeita as práticas supersticiosas.
 
Uma outra explicação, no judaísmo, é que esta é a mão de Miriam, irmã de Moisés e Arão. Seu uso como um amuleto é muito comum no pelos judeus contra o mau-olhado e outras espécies de desgraças. De acordo com os que crêem, é recomendado pendurá-la no pescoço ou ao lado da porta da casa, no automóvel como um excelente meio de prevenção contra acidentes e é possível também grudá-la a carteira ou a bolsa para servir contra o mau-olhado que poderia de algum modo afligir as finanças da pessoa, e também serve como proteção de quem usa ou possui.
 
Ela é uma mão simétrica, cujo polegar é uma reflexão de outro igual, mas este no lugar do dedo mindinho, tendo o dedo médio como linha de simetria. Ela pode aparecer também como uma mão normal, com um só polegar. Existem provas arqueológicas que mostram o símbolo da Hamsá como um escudo contra o mau-olhado já antes do judaísmo e do islão, como um símbolo do ídolo de uma deusa na qual sua mão afasta o mau-olhado.
 
As vezes a Hamsá é adornada com peixes, olhos e estrelas de Davi para fortalecer o seu simbolismo. Em certos Hamsás existe uma certa descrição em hebraico,cuja simbologia traz sorte.
 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hams%C3%A1

Fonte:   MARCIA  

   Copyright © 2010 - Mundo da Tattoo - Todos os direitos reservados Desenvolvido por: